O Sanduíche de Mortadela do Mercadão de São Paulo é um clássico. Consiste em uma mortadela (uma mistura de carne de porco e vitela) e uma camada de queijo provolone fatiado entre duas fatias de pão. Há muitas variações deste sanduíche, mas a versão original vem do Mercado Municipal de São Paulo. O sanduíche é um popular café da manhã e lanche na cidade, e é de fato frequentemente escolhido pelos turistas, logo na primeira visita.
Não é todos os dias que se experimenta algo novo. Mas o sanduíche Mortadela do Mercadão de São Paulo é diferente.
É um sanduíche especial feito com mortadela e queijo, servido em uma baguete grelhada. A combinação de mortadela e queijo pode parecer estranha no início, mas o resultado é surpreendente.
Esse sanduíche faz parte do menu “O melhor do melhor” do Mercadão de São Paulo, e não para os fracos de coração.
Se você é fã de um bom sanduíche como eu, a primeira coisa que você pensa quando ouve as palavras “mortadela” e “bologna” é o famoso “sanduíche de mortadela”. Eu cresci com meu pai me levando para comer o sanduíche, e agora eu vou com meus filhos no Mercadão de São Paulo só pelo famoso sanduíche. Embora não seja o mais saudável dos alimentos, é um daqueles sanduíches que sempre lembra o prazer em comer.
Você pode encontrar sanduíches de mortadela em todo o país, de Curitiba a Rio de Janeiro, mas o melhor é encontrado em São Paulo. O sanduíche é feito com mortadela de muita qualidade, e há muitas variações na receita. Ele pode ser servido em uma baguete grelhada, ou mesmo em um pãozinho.
A Mortadela
Mas a verdadeira razão pela qual eu queria escrever este post é porque, para mim, o sanduíche é o derradeiro exemplo da gastronomia brasileira. No Brasil, a mortadela é mais que apenas um embutido. Na verdade, é um produto muito versátil. A mortadela é também um tipo de salsicha que vem em vários tamanhos diferentes. Geralmente é vendido em rolos longos, e pode ser frito ou grelhado.
Na nossa receita, o lanche leva também queijo e maionese.
O Mercadão de São Paulo
O Mercado Municipal é um famoso mercado de alimentos localizado em São Paulo, Brasil. É o maior mercado de alimentos da América do Sul, e foi o primeiro mercado de alimentos da América Latina. É conhecido por sua grande variedade de pratos tradicionais brasileiros e outras especialidades regionais.
O armazém foi totalmente reformado em 2004. A fachada foi restaurada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino, projetado pelo arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva, com diversos quiosques de comida e bebida. Graças à reforma, o Mercadão agora é ponto de encontro de paulistanos e imperdível para turistas de todo o Brasil e de outros países.
Em 2006, por meio de uma parceria com a iniciativa privada, foi criado o mercado gourmet no mezanino, uma cozinha totalmente equipada para cursos e eventos relacionados à gastronomia. Shows musicais, apresentações teatrais, feiras de artesanato e eventos diversos também aconteceram no recinto do Mercado Paulistano, atraindo os mais diversos públicos.
Sobre a descoberta de uma das estrelas do Mercadão, o sanduíche de Mortadela do Mercadão de São Paulo.
Em 1933, no mesmo ano da abertura do mercado, abriu um estabelecimento fundado por dois primos de ascendência portuguesa. O local não era conhecido pelo nome atual Bar do Mané até a década de 70, quando foi assumido por Manoel Cardoso Loureiro, filho de um dos fundadores. Atualmente administrado pela terceira e quarta gerações da família, oferece uma deliciosa apresentação de bolinho de bacalhau. Mas o local não é conhecido por essa iguaria. Reza a lenda que um sanduíche com recheio exagerado de mortadela virou piada entre funcionários na década de 1960. O lanche inusitado despertou curiosidade, encantou clientes e foi copiado por muitos outros bares e lanchonetes da capital nos anos que se seguiram.
Então, se você gosta de novidades e quer conhecer essa maravilha, fica aqui comigo até o final e se surpreenda.
Acompanhe agora o que precisa para fazer esse sanduíche delicioso.
Ingredientes para o Sanduíche de Mortadela do Mercadão de São Paulo:
- 2 (duas) colheres (sopa) de manteiga
- Sal a gosto
- 8 (oito) fatias de mortadela
- 4 (quatro) fatias de queijo
- 1 (um) pão francês
- 2 (duas)colheres (sopa) de maionese
- 3 (três) folhas de alface lavadas
- 2 (duas) fatias grossas de tomate
Modo de fazer:
- A princípio pegue uma frigideira, ponha em fogo médio, colocando a mortadela, as fatias de queijo cobrindo com uma tampa.
- Assim que o fizer deixe por 3 minutos até que a mortadela fique dourada e o queijo bem derretido.
- Então corte o pão pelo meio para passar a maionese e colocar a mortadela com queijo, a alface e o tomate temperando com sal.
- Por fim já pode servir em seguida essa delícia de sanduíche.
Conclusão
É realmente incrível como um simples sanduíche pode se tornar uma receita de desejo. Você teria pensado que fazer um sanduíche é tão fácil quanto colocar pão, mortadela e queijo entre dois pedaços de pão. Mas quando você adiciona um pouco de tempero e pimenta, depois um pouco de manteiga, e por último adiciona um pouco de maionese, você tem algo que faz as pessoas enlouquecerem.
E é a mesma coisa com as receitas. Elas parecem ser realmente simples e fáceis de fazer. Mas quando você começa a adicionar alguns ingredientes, você recebe uma receita nova e completamente diferente. Isto é exatamente o que me aconteceu enquanto eu estava trabalhando em meu último prato.
A primeira vez que fiz este sanduíche, eu ainda estava usando uma receita do meu antigo blog, e era exatamente como eu queria que eles fossem. Mas agora eu queria tentar algo diferente. Então decidi usar a receita original do Mercadão de São Paulo.
O resultado? Bem, deixe-me dizer-lhe. Este sanduíche de mortadela é incrível! A primeira coisa que notei é que eles são muito diferentes dos que eu já havia feito antes.
É um pouco mais picante, e tem um sabor mais forte. A segunda coisa que notei é que era ainda melhor do que a minha primeira versão.
E por último, mas não menos importante, a apresentação do sanduíche é muito melhor. Agora tenho certeza de que há muitos que serão tentados a experimentar esta versão. Portanto, não perca tempo e aproveite essa receita.
Espero que você de fato tenha se divertido com estas dicas para esse Sanduíche de Mortadela do Mercadão de São Paulo. Você pode comentar sobre o que achou assim como compartilhar com seus amigos.
Experimente fazer em casa hoje e aproveite para conhecer as outras receitas. Primeiramente gostaria de agradecer por compartilhar e pelos comentários simpáticos.
Me siga nas mídias sociais, você irá encontrar alguns posts divertidos das minhas últimas aventuras gastronômicas.
Você também certamente vai gostar.
Nhoque à Bolonhesa na Travessa para o jantar
Bife Rolê Gratinado para um almoço rápido
Brigadeiro com Whey Protein Docemente Fitness